Prefeito de Niterói garante que usa lixão de São Gonçalo por "empréstimo"

NNa foto ao lado o cinegrafista Paulinho Pas, registrou a manifestação da população de Itaoca contra o despejo do lixo contaminado do Bumba no lixão do bairro, em São Gonçalo.
A polícia foi chamada para proteger os caminhões e garantir que o lixo continuasse sendo lançado no local com segurança.

Segundo matéria do O DIA ONLINE de hoje, 15 de abril,
"Mesmo sob protestos, o lixo do Morro do Bumba continuará sendo levado para o Aterro Controlado de Itaoca, em São Gonçalo. O prefeito Jorge Roberto disse ontem que se trata de situação emergencial. “O lixo vai ser retirado de lá”, afirmou. A secretária estadual de Ambiente, Marilene Santos, garantiu que onde o lixo está sendo jogado não é área residencial, embora haja casas até a entrada do aterro. “Os caminhões passam por dentro de áreas habitadas e podem estar causando problemas como derramamento de chorume. Por isso, reduzimos a carga”, disse. Segundo ela, seria inviável levar o lixo para Gramacho, em Caxias, devido à distância. Itaoca vai operar por mais um ano e meio. Marilene afirmou que em 30 dias será feita a estabilização no Aterro do Morro do Céu, que está interditado, para que possa voltar a receber o lixo de Niterói. De acordo com ela, os detritos que foram para São Gonçalo não serão trazidos de volta. A Prefeitura de São Gonçalo disse que está acompanhando a chegada dos caminhões, com relatórios fotográficos, a fim de garantir a segurança dos moradores que vivem na região."
Fonte:

Como já era de se esperar, o lixo contaminado retirado do Bumba não será devolvido para Niterói após a suspensão dos trabalhos de procura dos corpos. Essa devolução já era algo tecnicamente improvável de acontecer, já que em um lixão o carregamento de resíduos é lançado diariamente um sobre o outro.

Comentários

Postagens mais visitadas