Cansada Demais!
Hoje é um dia que tirei para refletir sobre a minha vida profissional. Isso é uma coisa que tenho feito com muita freqüência. Algo não está certo, está fora do lugar. Não estou feliz. A sensação que tenho é que estou dando murro em ponta de faca. Ok, esse papo está bem desanimado, mas às vezes penso que determinadas coisas só acontecem comigo.
Já repararam como tem comunidade no Orkut que sacaneia a nossa vida de arquiteto? Tem váááááárias. Entre elas: Existe vida após Arquitetura? , Não Durmo!Faço Arquitetura, Arquiteto Descalço, Arquiteto Mendigo, Sou Arquiteto e não Mágico, Nunca Vi Arquiteto Aposentado, e por aí vai...
Isso acontece porque algo na relação arquiteto-cliente se mostra mais complicado do que deveria ser. Quando uma pessoa contrata um arquiteto ela tem que ter na cabeça que está contratando um serviço e não um secretário. Em muitas ocasiões o arquiteto passa a tratar de tantos assuntos referentes a obra ou ao projeto que sua vida pessoal passa a se misturar com a profissional. Um exemplo disso são as ligações. Tem cliente que esquece que arquiteto também precisa descansar, namorar, sair, se divertir, esquecer da vida... Já teve caso de cliente me ligar sábado às 22:00 hs! O cliente precisa entender que a obrigação do arquiteto é fazer apenas o que está especificado em contrato. Se o cliente decide mudar o piso quando a obra está chegando no fim ele precisa entender que atrasará o trabalho, que toda a programação feita cai por terra e que todo o custo para projeto e acompanhamento precisam ser reajustados.
Mas a culpa disso também é nossa. Quando não assinamos contrato estamos dando oportunidade para que determinados itens não acordados sejam exigidos pelo cliente. Quando não fazemos alteração do contrato em função de novas solicitações e mudanças no serviço deixamos de registrar a nossa garantia sobre o trabalho feito e a remuneração devida.
Para evitar que isso me leve a loucura, resolvi fazer uma lista de coisas a mudar em 2011 na minha vida profissional:
01) Fazer trabalhos apenas com contrato formal assinado, independente da dimensão do mesmo. (Pode ser um risco no papel, mas vai ter que ter contrato)
02) Assinar contrato mesmo que o cliente seja teu melhor amigo (Amigos, amigos! Negócios à parte. Dá cá o meu dinheiro).
03) Atendimento somente no horário comercial. (Se ligar no fim de semana deixe recado na secretária, por favor!)
04) Cliente decidiu tomar uma decisão que eu não venha a concordar, fazê-lo assinar um termo de responsabilidade sobre a alteração. (Afinal, ninguém é obrigado a se responsabilizar por algo que não criou, não decidiu e não concorda.)
05) Cobrar por consultorias. (Essa história de dar conselho, dar dicas, dar uma ajudinha, fazer um croqui, etc, custa tempo, custa trabalho, custa conhecimento. E tudo isso precisa ser remunerado).
Sei que boa parte do que está aqui eu deveria já estar fazendo há muito tempo, mas a correria do dia a dia às vezes nos impede de realmente seguir determinadas coisas.
Escrevi esse texto mostrando as minhas questões como profissional de arquitetura. Mas você que é de outro setor e também precisa se relacionar diretamente com clientes, também pode tomar as dicas daqui como exemplo.
Espero que no próximo texto tenha coisas mais animadas para divulgar aqui.
No mais, vou curtir meu fim de semana com o celular desligado.
Já repararam como tem comunidade no Orkut que sacaneia a nossa vida de arquiteto? Tem váááááárias. Entre elas: Existe vida após Arquitetura? , Não Durmo!Faço Arquitetura, Arquiteto Descalço, Arquiteto Mendigo, Sou Arquiteto e não Mágico, Nunca Vi Arquiteto Aposentado, e por aí vai...
Isso acontece porque algo na relação arquiteto-cliente se mostra mais complicado do que deveria ser. Quando uma pessoa contrata um arquiteto ela tem que ter na cabeça que está contratando um serviço e não um secretário. Em muitas ocasiões o arquiteto passa a tratar de tantos assuntos referentes a obra ou ao projeto que sua vida pessoal passa a se misturar com a profissional. Um exemplo disso são as ligações. Tem cliente que esquece que arquiteto também precisa descansar, namorar, sair, se divertir, esquecer da vida... Já teve caso de cliente me ligar sábado às 22:00 hs! O cliente precisa entender que a obrigação do arquiteto é fazer apenas o que está especificado em contrato. Se o cliente decide mudar o piso quando a obra está chegando no fim ele precisa entender que atrasará o trabalho, que toda a programação feita cai por terra e que todo o custo para projeto e acompanhamento precisam ser reajustados.
Mas a culpa disso também é nossa. Quando não assinamos contrato estamos dando oportunidade para que determinados itens não acordados sejam exigidos pelo cliente. Quando não fazemos alteração do contrato em função de novas solicitações e mudanças no serviço deixamos de registrar a nossa garantia sobre o trabalho feito e a remuneração devida.
Para evitar que isso me leve a loucura, resolvi fazer uma lista de coisas a mudar em 2011 na minha vida profissional:
01) Fazer trabalhos apenas com contrato formal assinado, independente da dimensão do mesmo. (Pode ser um risco no papel, mas vai ter que ter contrato)
02) Assinar contrato mesmo que o cliente seja teu melhor amigo (Amigos, amigos! Negócios à parte. Dá cá o meu dinheiro).
03) Atendimento somente no horário comercial. (Se ligar no fim de semana deixe recado na secretária, por favor!)
04) Cliente decidiu tomar uma decisão que eu não venha a concordar, fazê-lo assinar um termo de responsabilidade sobre a alteração. (Afinal, ninguém é obrigado a se responsabilizar por algo que não criou, não decidiu e não concorda.)
05) Cobrar por consultorias. (Essa história de dar conselho, dar dicas, dar uma ajudinha, fazer um croqui, etc, custa tempo, custa trabalho, custa conhecimento. E tudo isso precisa ser remunerado).
Sei que boa parte do que está aqui eu deveria já estar fazendo há muito tempo, mas a correria do dia a dia às vezes nos impede de realmente seguir determinadas coisas.
Escrevi esse texto mostrando as minhas questões como profissional de arquitetura. Mas você que é de outro setor e também precisa se relacionar diretamente com clientes, também pode tomar as dicas daqui como exemplo.
Espero que no próximo texto tenha coisas mais animadas para divulgar aqui.
No mais, vou curtir meu fim de semana com o celular desligado.
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