Tragédia na escola em Realengo! O que a Arquitetura tem a ver com isso?

 O que vimos esses dias nos telejornais impressionou os cidadãos não só do Rio de Janeiro, mas de todo o país.
Pais desesperados com a tragédia ocorrida no lugar onde eles achavam que seus filhos estariam em segurança.Todos tem a ideia de que a escola é o lugar onde as crianças estarão a salvo da violência urbana.
Mas infelizmente tivemos a prova de que nenhum lugar é seguro nos dias de hoje.
A vulnerabilidade das instituições de ensino com relação a segurança foi posta em xeque.
Diante desses fatos lembrei de uma aula muito interessante que tive na faculdade a respeito da ARQUITETURA PANÓTICA.
Arquitetura panótica foi originalmente falada pelo jurista inglês Jeremy Bentham, em seu livro "O panopticom" editado no final do século XVIII (mas precisamente em 1785).
A ideia da Arquitetura Panótica foi criada tendo a vigilância e o domínio do espaço através de um ponto de observação principal como base. Este ponto de observação é voltado para o lado interno e para o lado externo, tendo controle das atividades na edificação e também sobre a entrada e saída da mesma. É o controle exercido de forma a garantir a ordem, a disciplina e a segurança.
Instituições prisionais e educacionais foram as principais contempladas na implantação desta ideia. 
"(...) induzir no detido um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento autoritário do poder. Fazer com que a vigilância seja permanente nos seus efeitos ... que a perfeição do poder tenta tornar inútil a actualidade do seu exercício (...)" [Foucault,(1997),pag:166]
Mas nos dias atuais a ideia de vigilância não é primordial na concepção do projeto arquitetônico. A vigilância hoje é contemplada a partir de sistemas eletrônicos e contratação de empresas privadas especializadas na prestação destes serviços.
Seria ideal que tivéssemos uma viatura em cada escola, hospital, igreja, praça, áreas comerciais, rodoviária, aeroporto, estações de trem, metrô, edifícios governamentais e todos os lugares onde há um grande número de indivíduos. Mas tendo em vista as dimensões de região metropolitana do Rio de Janeiro, pensar em uma estrutura pública para este fim seria algo extremamente complexo. Nada impossível, mas de difícil concretização a curto e médio prazo.
O interesssante é como uma idéia surgida em 1785 pode ser tão atual. Jeremy Bentham pensou na questão da vigilância de forma que hoje, no século XXI é mais útil do que nunca.
Crianças numa escola precisam ser observadas, vigiadas, protegidas. A proteção do entorno, ruas próximas, tráfego das vias de acesso depende da ação in locu da polícia. Mas a partir do momento em que escolas podem contar com uma estrutura física que facilite o controle de acesso e observação muitos incidentes podem ser amenizados ou até mesmo evitados.
Vejamos na prática o princípio proposto por Jeremy Bentham:


Unidade Prisional Panótica

 Unidade Prisional Panótica






 Exemplo de projeto utilizando o princípio da Arquitetura Panótica- 3D do Pavilhão de Segurança de Lisboa

Pavilhão de Segurança de Lisboa


Diante da tragédia na escola de Realengo é possível perceber que há a necessidade de estudarmos a segurança pública desde a concepção arquitetônica, visando que a edificação destinada a abrigar crianças e adolescentes possa ser mais facilmente vigiada, controlada observada, com controle de acessos. Não digo isso por ser contra os sistemas de segurança modernos. Aliás, penso que se o projeto de arquitetura de escolas e os atuais sistemas de monitoramento forem contemplados de forma conjunta no processo projetual teremos edificações mais seguras.
Cabe ao estado entender a necessidade de ter equipes de arquitetos e urbanistas preparados para atuar juntos na questão de segurança pública, tanto na parte de projeto de edificações, como na intervenção em vias de acesso visando tornar a malha urbana mais prática para acesso de serviços públicos como polícia, ambulâncias e corpo de bombeiros.

O trabalho é árduo, mas a sociedade pode e deve cooperar. 


Fontes Bibliográficas:


 http://lisboasos.blogspot.com/2010/03/pavilhao-de-seguranca-museu-do-hospital.html
http://lisboasos.blogspot.com/2011/03/ainda-o-tunel.html
http://belzanzotti.blogspot.com/2010_12_01_archive.html
http://www.espacoacademico.com.br/028/28cpinto.htm
http://aeradopanoptico.blogspot.com/2010/03/o-panoptico-nas-escolas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeremy_bentham

Comentários

Postagens mais visitadas