Americano diz que Olimpiadas no Rio serão "Jogos Mortais"

O jornalista Wright Thompson, da rede de televisão americana ESPN, publicou um longo artigo em que fala sobre os problemas de segurança pública da cidade do Rio de Janeiro. Segundo ele, que usa o termo "Jogos Mortais" para se referir às Olimpíadas de 2016, a imagem de uma cidade alegre e organizada está muito longe de corresponder à realidade. Os cariocas, na verdade, viveriam sob o terror de uma intensa guerra.


"Uma cruz branca que se ergue no Morro dos Macacos marca o local onde as pessoas são queimadas vivas. Um cavalo faminto, cutucando as costelas para fora, é engatado por perto com uma corda fina. Um campo de futebol próximo é marcado por pedaços de borracha derretido. Os jogos não são jogados ali. A facção criminosa Amigos dos Amigos, que domina essa favela, possui um ritual macabro: colocam pneus ao redor de seus inimigos, derramam gasolina e ateam fogo. Isso é chamado de microondas. Uma fumaça negra se eleva no ar. Em uma escola aos pés do morro, próximo do Maracanã, onde a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016 será realizada, os alunos ouvem os gritos e tapam os ouvidos. Esse é o verdadeiro Rio de Janeiro.", escreveu.


A matéria conta em detalhes diversas ações policiais realizadas nos morros cariocas nos últimos anos. Em determinado trecho, o autor compara o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) com o Seals (tropa de elite da marinha americana responsável pela operação que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden) e critica a sua forma de atuação. 
-----
É, realmente os EUA é uma paz e uma serenidade enorme... rsrsrs Ainda mais agora depois da "morte do Bin Laden" (entre aspas mesmo)! É um mar de paz, organização e segurança... Para descontrair, um trecho da peça "Nós na Fita" de Marcius Melhem e Leandro Hassum! 

Comentários

Postagens mais visitadas