"Quero fazer faculdade de Arquitetura!"

Pretende fazer faculdade de Arquitetura e quer maiores informações? Talvez eu possa te ajudar! Afinal, em 2017 estou completando 13 anos de formada. Passou tudo tão rápido. Mas hoje consigo ter uma visão bem diferente da carreira do que tinha em 1998, quando prestei vestibular.

As revistas de Arquitetura que circulam por aí dão uma ideia um tanto equivocada e limitam o completo entendimento das várias facetas da profissão.

O Arquiteto é um profissional que pode atuar em diversas áreas e, tirando a possibilidade de um mega escritório com muitos funcionários, é difícil ver um escritório que execute sozinho todas essas funções. Um arquiteto pode atuar em:

- Projetos Residenciais: casas, condomínios, vilas;
- Projetos Comerciais: lojas, centros comerciais, escritórios, shoppings;
- Projetos Industriais: que envolvem áreas de produção, armazenamento de matéria prima e produto acabado;
- Projetos de Interiores: mobiliário, layout, materiais de acabamento, itens de decoração;
- Projetos de Luminotécnica: correta especificação de pontos, tonalidades e tipos de luz para cada ambiente;
- Projetos para Legalização de Obras: regularizar obras construídas sem autorização do poder público;
- Projetos para Aprovação de Projetos em Órgãos Públicos: todo projeto precisa ser aprovado na prefeitura, alguns na Vigilância Sanitária (projetos que envolvam setor de saúde e alimentos), Corpo de Bombeiros, INEA (meio ambiente);
- Projetos de Restauração: para preservação de edificações tombadas pelo Patrimônio Histórico;
- Projetos de Parcelamento do Solo: Para dividir ou juntar lotes;
- Projetos de Urbanismo: para intervenções em áreas urbanas, traçar novas vias nas cidades, criação de áreas de lazer urbanas, etc.;
- Projetos de Instalações Prediais: elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas e compatibilização desses projetos com a arquitetura, (quando os mesmos são executados por outros profissionais, o que geralmente acontece);
- Projetos de As Built: fazer o levantamento métrico e representar em plantas o que já está construído;
- Projetos de Paisagismo: especificação de vegetação, canteiros, jardins, especificação do tipo de revestimento de piso para áreas externas destinadas a circulação de pedestres e circulação de veículos.

Essas são apenas algumas. Poderia colocar aqui uma lista enorme com muitas outras atividades que um arquiteto pode exercer.
Mas se você pensa em cursar arquitetura porque não quer trabalhar com contabilidade, ou porque não se vê envolvido com política, ou porque não tem dom para ter um consultório e ouvir problemas dos outros, ou porque não tem dom para ser advogado e entender leis, sinto dizer que, fazendo Arquitetura, tudo isso está inserido.

Você precisa entender o cliente e nem sempre ele sabe expressar com palavras as reais necessidades que o seu projeto terá que atender. Nem sempre quem te contrata diretamente é quem toma as decisões. Saber fazer uma leitura da família ou da empresa que te contrata é essencial. E isso é extremamente difícil. 

Você precisa entender como uma nova lei urbana implicará nos seus projetos, precisará entender as leis vigentes. Afastamento, Taxa de Ocupação, Taxa de Impermeabilização, Área máxima Construída Permitida, Gabarito Máximo Permitido (nº de pavimentos ou andares de um edifício). São tantas as leis que você vai ter que encontrar os melhores meios de conciliar o que o seu cliente quer com o que o poder público te permite construir naquela determinada área.

Você precisará entender de contabilidade. Um escritório de Arquitetura, como qualquer outro estabelecimento, emite notas fiscais e exceto a possibilidade de você já iniciar seu escritório com uma equipe que cuide especificamente disso, você mesmo terá que fazer. E emitir nota fiscal pode parecer simples, mas não é.

E política? Como disse anteriormente, leis urbanas influenciam diretamente nos projetos. Entender como o poder público irá atuar na cidade é essencial para orientarmos nossos clientes com relação ao que fazer com seus terrenos.

Já ouviu a expressão "Não durmo, faço Arquitetura" ? Não vou mentir. Durante a faculdade, que é longa (duração prevista mínima de 5 anos), dorme-se pouco, principalmente se a instituição que você escolher for período integral (como a UFF, onde eu estudei). É exaustivo. Ter aulas pela manha, à tarde e à noite é um esforço muito grande, principalmente quando você quer conciliar a faculdade com um trabalho ou um estágio, após a metade do curso. Muitos dizem que  cursos extensos como arquitetura funcionam como um funil. Nem todos aguentam concluir e é a pura verdade.
Para concluir Arquitetura você precisa ser realmente apaixonado pelo curso. E digo: você passa a ver a vida de outra forma. É uma belíssima experiência de amadurecimento pessoal. Por ficar várias horas na faculdade você faz amigos e alguns você irá levar para a vida toda. Você tem aulas sobre artes, sobre meio ambiente, sobre ocupação e crescimento das cidades mais diferentes do mundo e isso te abre tantos horizontes.

Citei várias dificuldades da carreira, mas posso dizer que quando se gosta do que faz elas são menos numerosas do que o bem estar que a vida profissional pode trazer.

Dedicação e os frutos que se colhe a partir dela não são exclusivas da Arquitetura. Em toda carreira é necessária a dose de sacrifício, de entrega e de comprometimento. 
Espero ter ajudado e desejo boa sorte!





Jéssica Marreiros é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2004. Sócia da Ideal Projetos e Construções LTDA desde 2008. Autora do Blog Debatendo Arquitetura.


Comentários

Postagens mais visitadas