VIVER NAS CIDADES E O PERIGO DAS PANDEMIAS - Precisamos mudar! Você está preparado para fazer a sua parte?

               Estamos vivendo um momento de mudanças. Nada será como antes após o fim dessa pandemia. Embora muitos estejam ávidos em voltar para suas rotinas é certo que algumas mudanças serão permanentes. O uso de máscaras, cuidados em eventos de reunião de pessoas, locais de concentração e grande fluxo diário terão que ser repensados e protocolos deverão ser criados visando a segurança dos frequentadores e usuários.
                Mas é necessária uma autocrítica nos mais diversos setores da sociedade com relação ao compromisso no cumprimento de certas regras que já se encontram em vigor. Vou dar um exemplo mais específico: temos uma extensa legislação voltada para às áreas de saúde e alimentos. Se você é empresário em algum desses dois setores sabe que deve seguir regras da Vigilância Sanitária municipal, estadual e/ou federal (dependendo da complexidade de seu negócio), Corpo de Bombeiros, INEA, Secretaria de Meio Ambiente, etc.  Muitas vezes somos chamados para fazer projetos de adequação para espaços que já estão em funcionamento mas receberam fiscalização e precisam fazer as intervenções para continuar suas atividades. E a reação que encontramos na grande maioria das vezes é de que o governo cria normas exageradas, que muitos dos procedimentos são desnecessários, que as coisas só funcionam no papel, que não há como fiscalizar se o funcionário irá cumprir todas os procedimentos da maneira que o órgão responsável exige. Confesso que, como profissional, também vejo que alguns procedimentos deveriam ser simplificados visando uma rotina mais simples e funcional dos espaços. As leis precisam sim ser revistas com frequência para que sua eficácia seja comprovada na prática.
              

Jogar o lixo no lixo.

 Seguir protocolos sanitários.


Seguir as regras dos órgãos responsáveis independente de fiscalização.


Fazer com que seus colaboradores cumpram as práticas necessárias.


Seguir o que a lei estabelece. 


                Entretanto, no atual cenário, pergunto se estamos preparados para seguir regras novas de convivência se encontramos tanta dificuldade em seguir regras já estabelecidas? Precisamos mudar nossa postura. Empresários precisam investir na segurança do seu público e de seus funcionários seguindo as regras estabelecidas, independente de fiscalização. É questão de respeito à sociedade e com seus colaboradores. O público precisa aprender a seguir regras dos lugares que frequentam, contribuindo com a limpeza do local, seguindo a sinalização de segurança indicada, respeitando o ordenamento principalmente em locais de grande concentração de pessoas.         
                Precisamos mudar. Esse é a maior certeza que temos nesse momento. A forma como a sociedade está vivendo nas cidades está com uma fórmula incorreta. Somos responsáveis pelos espaços públicos que utilizamos. Jogar o lixo nos locais destinados ao mesmo, evitando descartá-lo nas ruas, cuidar da calçada em frente à sua casa, destinar uma parte de seu quintal para vegetação para ajudar a permeabilidade da água da chuva no solo (a legislação municipal da sua cidade tem um percentual obrigatório para isso), respeitar a legislação ambiental e sanitária relacionada ao seu negócio, dar treinamento aos seus funcionários para que eles entendam a importância de seguir tais procedimentos é fundamental. Sempre foi, mas a tendência no descumprimento é uma prática que precisa acabar. Para fazer uma mudança no sentido mais amplo precisamos mudar nos itens básicos e já estabelecidos.  Você está preparado para fazer a sua parte?


Comentários

Postagens mais visitadas